O atendimento médico domiciliar, conhecido como home care, se torna uma opção cada vez mais popular e indicada na recuperação de pacientes que apresentam lesões complexas e alguma dificuldade de deslocamento até o consultório médico ou hospital. Em geral, estes pacientes necessitam da orientação e acompanhamento de uma equipe de saúde multiprofissional para os melhores resultados e o bem-estar durante o tratamento.
O atendimento Home Care pode ser uma indicação no tratamento de feridas complexas
Com os avanços na tecnologia e na medicina, atualmente os profissionais da saúde dispõem da possibilidade de oferecer atendimento domiciliar com horários agendados, evitando os frequentes problemas de locomoção, espera no atendimento, exposição a infecções hospitalares e o desconforto dos pacientes. Especialmente nos casos do tratamento de lesões graves, o atendimento home care também possibilita o acompanhamento dos resultados e uma possível diminuição das re-internações .
O atendimento domiciliar também permite um contato ainda mais próximo entre a equipe de saúde e o paciente, possibilitando o acompanhamento de cada resultado de maneira individual, além do auxílio com as dúvidas mais comuns dos familiares e cuidadores , minimizando o sofrimento no transporte e aumentando o conforto, melhorando a auto-estima e bem-estar dos pacientes nessa delicada situação.
Abrangendo desde procedimentos mais simples, como o banho e a orientação alimentar, pode incluir a troca de curativos e o acompanhamento de feridas complexas com técnicas avançadas de cirurgia plástica para o estímulo da melhor cicatrização.
O atendimento home care pode ser uma indicação para o tratamento de pacientes que apresentem lesões complexas , agudas ou crônicas, e de difícil cicatrização, tratamento de feridas em diabéticos ou mesmo para pessoas em período pós-operatório ou com dificuldades de locomoção. São situações em que apenas o cuidado dos familiares poderá não ser suficiente para garantir a recuperação do paciente, tornando o cuidado de uma equipe especializada nesta área, um importante aliado nesta fase da doença.
Como é realizado o tratamento domiciliar?
É comum que o atendimento domiciliar seja realizado, na verdade, por uma equipe de saúde multiprofissional, em que cada membro contribuirá com sua experiência e área de atuação para o melhor benefício ao tratamento e recuperação dos pacientes. Esse equipe deve contar com a orientação de um médico clínico geral , um profissional de enfermagem e, dependendo de cada situação, a contribuição de profissionais de outras áreas da Saúde, como a Cirurgia Plástica, a Psicologia e a Nutrição. Dessa maneira, haverá o atendimento do paciente em todo o seu contexto, muito além da recuperação de lesões, que de forma geral são a conseqüência de uma outra doença que precedeu a ferida.
É importante destacar, que todo o processo home care deverá contar sempre com a coordenação e indicação de um médico e enfermeira responsáveis, que irão indicar o momento exato em que o atendimento domiciliar será a opção mais indicada, muito além de ser uma decisão apenas do paciente ou de seus cuidadores. Além disso, existirão situações em que o atendimento hospitalar se fará necessário e a equipe de home care deve estar apta a detectar os sinais e sintomas que indiquem a transferência do paciente para o hospital, seja para realização de um exame, seja para realização de um procedimento cirúrgico ou tratamento clínico avançado.
Dessa maneira, toda rotina de cuidados, como a troca de curativos e orientação de medicação deverá ser coordenada por esse profissional juntamente com sua equipe para os melhores resultados. O serviço de home care se diferencia dos tradicionais acompanhantes ou cuidadores justamente por essa orientação médica e de enfermagem especializados .
Longe de ser um luxo restrito a poucos ou uma necessidade exclusiva, quando realizado seguindo as indicações necessárias, o cuidado médico e de enfermagem domiciliar costuma apresentar resultados promissores , mais conforto aos pacientes, diminuindo a exposição a infecções e outras complicações clínicas ou psicológicas .
Para conhecer mais sobre as vantagens do tratamento domiciliar é indispensável contar com o auxílio de um médico reconhecido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), que deverá avaliar cada caso e o paciente antes de determinar se essa modalidade de tratamento é uma indicação viável. Este médico deve estar integrado a uma equipe de home care e, desde o seu primeiro contato com o paciente ,deve apresentar os limites , indicações e contra indicações desta forma de atendimento .
Além disso, a opinião do paciente e de sua família devem ser sempre respeitadas , uma vez que este tipo de atendimento só funciona se houver uma integração entre as partes ,com um planejamento em conjunto e expectativas realistas sobre os possíveis resultados.
Dr. Cássio Amancio
Cirurgião Plástico
CRM 74381