Atualmente a toxina botulínica, popularmente conhecida como“botox”, é um dos procedimentos estéticos que mais despertam curiosidade e dúvidas, sendo normalmente associada com o mundo das celebridades. Entre os principais motivos que tornaram a toxina botulínica tão popular nas últimas décadas ,podemos citar a praticidade, segurança e recuperação rápida, diferente de outros métodos ou substâncias utilizadas anteriormente. Como todo procedimento estético, entretanto, ainda existem muitas dúvidas, preconceitos e mitos que são disseminados,principalmente por publicações da mídia.
O “botox”, termo frequente nos sites e revistas sobre celebridades, na realidade é uma das marcas que comercializam a toxina botulínica para tratamentos estéticos no Brasil. Apesar da popularidade na área estética, inicialmente a toxina botulínica era utilizada em procedimentos de oftalmologia (como o tratamento do estrabismo) nos anos 80 e ainda hoje é utilizada com outras finalidades e tratamentos médicos. De maneira geral, a toxina botulínica atua diretamente na movimentação dos músculos que o médico escolheu para tratar , paralisando-os por um período de tempo.
Por essa propriedade de ‘paralisar temporariamente’ os músculos tratados, a toxina botulínica é aplicada na face ,com objetivo de suavizar as conhecidas ‘marcas de expressão’ que surgem com a movimentação dos músculos do rosto. Indicada para o tratamento de rugas na testa, nas regiões laterais dos olhos, entre as sobrancelhas e alguns pontos do pescoço, a toxina botulínica quando aplicada com cautela reduz as rugas que conferem aquela fisionomia envelhecida, aborrecida ou abatida. Apesar de frequentemente associados na mídia, para marcas mais profundas como o ‘bigode chinês’, olheiras, aumento dos lábios ou das bochechas são realizadas aplicações de preenchimentos faciais, que não têm relação direta com a toxina botulínica. É importante também ressaltar que, diferente do que muitos pensam, a toxina botulínica não terá atuação na pele,desta forma sem efeito nas manchas , por exemplo.
Outra crença comum é que o efeito da toxina botulínica é permanente. Normalmente é necessário a reaplicação do “botox” de quatro a seis meses para quem deseja manter os resultados e dependendo do paciente. A toxina botulínica, dessa maneira, não é uma solução definitiva para suavizar as marcas de expressão, mas um procedimento contínuo.
Resultados naturais e rápida recuperação
Frequentemente vemos chamadas na mídia sobre celebridades que ‘abusaram do botox’ e aparecem em fotos sem expressão, com sobrancelhas desalinhadas ou com formato de rosto bem diferente do que tinham, o que pode deixar muitos pacientes com receio de procurar o procedimento. Quando aplicado da maneira adequada, a toxina botulínica suaviza as rugas, mas mantém as expressões e características do rosto, com um resultado natural e aparência mais descansada. Esses eventuais ‘excessos’ que a mídia divulga normalmente são combinações de diferentes tratamentos estéticos e não devem ser encarados como o padrão ou resultado obtido apenas pela toxina botulínica.
Entre as vantagens da toxina botulínica, está a agilidade da aplicação e recuperação desse procedimento pouco invasivo: 10 a 20 minutos na clínica ou consultório e depois o paciente pode retomar a rotina normalmente, seguindo algumas restrições e indicações, como evitar os exercícios físicos e não massagear o rosto ou somente se deitar após quatro horas da aplicação. Normalmente, os resultados são rápidos e entre 10 a 15 dias o paciente já estará desfrutando do efeito “botox”. Há pessoas que relatam uma leve dor de cabeça ou ligeiro incômodo algumas horas após a aplicação, mas essas exceções podem ser tratadas com analgésicos tradicionais e são passageiras.
Apesar de ser associado normalmente com pessoas acima de 40 anos, a toxina botulínica pode ser utilizada em pacientes mais jovens que desejam justamente prevenir o aparecimento de futuras marcas de expressão ou mesmo obter uma leve elevação da sobrancelha (efeito este, que algumas mulheres gostam de associar a sua sensualidade). É comum também que os mais jovens procurem o procedimento para melhorar a sua autoestima, para determinados eventos sociais ou compromissos importantes, como uma viagem, casamento, festa ou aparição na mídia. O procedimento com a toxina botulínica não deve ser realizado em grávidas, mulheres que estejam amamentando ou pessoas com algumas doenças autoimunes. Existem também outras contra indicações, menos comuns, que devem ser esclarecidas durante a consulta médica, por isso é muito importante não omitir qualquer informação durante a entrevista com o médico.
Tirem as suas dúvidas e busquem profissionais reconhecidos
Apesar da popularização nos últimos anos, é indispensável tomar algumas precauções e orientações quanto a aplicação da toxina botulínica. A mais importante é buscar clínicas e profissionais qualificados para esse tipo de procedimento: de preferência os médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos que tenham as suas especialidades registradas no Conselho Regional de Medicina e sejam reconhecidos por suas respectivas Sociedades de classe.
Para evitar qualquer problema, esteja alerta e busque informações, referências e tire todas as suas dúvidas antes de qualquer procedimento estético. Antes da aplicação, o médico deverá realizar uma entrevista e o exame físico para avaliar seu caso e você terá oportunidade de pedir mais informações.
Dr. Cássio Amancio
Cirurgião Plástico
CRM 74381