A toxina botulínica, o famoso “Botox”, está muito presente na mídia leiga, conversas informais e até mesmo como uma referência de cuidado com a aparência. Não por acaso, a aplicação do Botox está entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil, sendo o segundo país no ranking mundial. Apesar da popularidade, porém, ainda há muitas dúvidas e informações erradas sobre a aplicação da toxina botulínica, desta forma, vale a pena esclarecer os pontos de maior dúvida dos pacientes.
- A toxina botulínica retira as expressões faciais?
Aquela ideia, muitas vezes reforçada pela mídia ou mesmo em tom humorístico de que a aplicação da toxina botulínica retira as expressões faciais, deixando as pessoas sem conseguir mostrar emoções não deve ser considerada mais uma realidade. Hoje, com os avanços da técnica e a orientação de um profissional experiente podemos oferecer um resultado cada vez mais harmônico e natural, deixando o semblante mais descansado, respeitando as características pessoais, etnia e idade de cada paciente.
- Quais são os benefícios da aplicação da toxina botulínica?
A aplicação da toxina botulínica é indicada para amenizar rugas e linhas de expressão em áreas de movimento do rosto, como ao redor dos olhos, as marcas da testa e vincos entre as sobrancelhas. Após a aplicação da toxina botulínica os músculos da face estarão mais relaxados, o que oferece uma aparência mais jovial e descansada. O efeito do “Botox” é diferente de tratamentos cosméticos, como os cremes, que não conseguem atingir os músculos mais profundos.
- A toxina botulínica muda o volume dos lábios ou o formato do rosto?
É necessário esclarecer que a aplicação da toxina botulínica não altera o formato do rosto, nem a flacidez da pele ou mesmo o volume dos lábios. Apesar de normalmente ser mencionado como “botox” na mídia, muitas vezes as celebridades realizam diferentes procedimentos estéticos associados, como o preenchimento com ácido hialurônico, responsável pela reposição de volume em diferentes regiões da face , suavização do “ bigode chinês” ( Sulco nasogeniano) e o aumento do volume dos lábios.
- Quando a toxina botulínica deve ser reaplicada?
O efeito da toxina botulínica não é permanente, necessitando da reaplicação a cada a seis meses, em média, para manutenção dos resultados. Após esse período, o paciente terá liberdade de buscar uma nova aplicação quando desejar.
- A aplicação da toxina botulínica é recomendada apenas depois dos 50 anos?
Por ser um procedimento minimamente invasivo a aplicação da toxina botulínica é indicada para homens e mulheres que desejam suavizar marcas de movimentos e rugas, normalmente a partir dos 35 anos. Além de ser associada com pacientes maduros, a aplicação de aplicação da toxina botulínica também pode ser uma recomendação para pacientes mais jovens, com idade inferior aos 30 anos, que já apresentam a formação de rugas em locais específicos, como por exemplo, a ruga do “coelhinho” (como é conhecida nas revistas leigas) que se manifesta no nariz quando a paciente está sorrindo. Além disso, existem aquelas pacientes que desejam evitar novas marcas de expressão, nesse caso como um tratamento preventivo e dentro de uma planejamento de médio e longo prazo.
- A aplicação da toxina botulínica é dolorida? Costuma demorar?
Uma grande vantagem da aplicação da toxina botulínica é sua rápida aplicação e recuperação, já que não é necessário se ausentar da rotina doméstica ou do trabalho. Normalmente é realizada em clínicas e consultórios entre meia a uma hora, com um pequeno desconforto na hora da aplicação, apenas. Para recuperação, a indicação é evitar atividades físicas, pressão ou movimentação no rosto durante o primeiro dia. Os resultados são mais visíveis após 48 horas da aplicação, com o efeito consolidado em duas semanas.
Por ser um procedimento cada vez mais popular, reforçamos a necessidade de sempre procurar um profissional reconhecido, com boas referências e que tire todas as possíveis dúvidas. Desconfie de promessas de resultados milagrosos, preços abaixo do mercado ou locais que não oferecem o suporte adequado. Embora sejam raras, podem ocorrer complicações associadas à aplicação de toxina botulínica, como assimetrias faciais e a ptose de pálpebra, desta forma sempre procure um cirurgião plástico que seja reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e registrado pelo Conselho Federal de Medicina.
Dr. Cássio Amancio
Cirurgião Plástico
CRM 74381