Tire as dúvidas e conheça as vantagens da aplicação da Toxina Botulínica

Mesmo com os recentes avanços em tratamentos cosméticos com o apelo “Antiaging”, a aplicação da toxina botulínica tipo A , popularmente conhecido como o Botox® ( marca patenteada da toxina botulínica produzida pela Allergan), continua sendo um dos procedimentos mais procurados para prevenir e amenizar rugas de expressão, sendo muito associado com as celebridades na mídia leiga. Para se ter noção, a procura pela aplicação da toxina botulínica e procedimentos não cirúrgicos aumentou cerca de 390% nos últimos dois anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

De maneira geral, a toxina botulínica ameniza as rugas já que age diretamente na movimentação dos músculos da face, sendo diferente da maioria dos tratamentos cosméticos caseiros, que agem em geral apenas na superfície da pele e não têm uma ação tão profunda. Com a contração muscular facial controlada, o resultado é um semblante com menos marcas de expressão, especialmente na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas.

Apesar da ideia reforçada pela grande mídia e também nas conversas informais a aplicação da toxina botulínica consegue resultados cada vez mais naturais, longe daquela ideia caricata de um rosto paralisado e sem expressão. Eventualmente, a aplicação de toxina botulínica pode deixar algumas áreas da face assimétricas, embora seja pouco frequente, nestes casos se faz necessário um “retoque” para se obter um melhor resultado. Como sempre recomendamos, procure sempre profissionais que tenham a sua especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, experiência e que respeitem as características étnicas e pessoais.

Outra dúvida comum entre pacientes é confundir a aplicação da toxina botulínica com a ação do ácido hialuronico, o conhecido preenchimento. Apesar de serem muitas vezes associados como sinônimos nas revistas leigas, os procedimentos são diferentes tanto na aplicação quanto no objetivo final: a toxina botulínica tem efeito na paralisação parcial e temporária da movimentação muscular, enquanto o ácido hialuronico atua melhorando o volume de rugas estáticas e dos lábios, por exemplo.

Toxina botulínica na prevenção de rugas

Cada vez mais, a aplicação da toxina botulínica também adquire uma recomendação de além de disfarçar as marcas já consolidadas, ainda atenuar o aparecimento de novos sinais de expressão, sendo aplicada mesmo em paciente mais jovens, entre 25 a 35 anos. O ideal, nessas situações, é começar as aplicações antes que as expressões fiquem mais marcadas, com a manutenção de um semblante mais jovial e descansado. Também entre as pacientes mais jovens, é comum o desejo de “elevarem a cauda da sobrancelha” ou diminuírem as rugas nasais (conhecidas pela mídia leiga como “rugas do coelhinho”), que podem  incomodar quando são percebidas nas fotos em que as paciente estão sorrindo.

Entre as principais vantagens do tratamento está a praticidade na aplicação, que dura cerca de 40 minutos, com uma recuperação bem mais simples que outros procedimentos médicos. Em geral, os pacientes costumam ter uma boa reação com a toxina e os efeitos colaterais são mínimos. Os efeitos na aparência ficam mais evidentes 72 h depois da aplicação, com a consolidação após sete a dez dias.

Entre as recomendações após a aplicação, está o cuidado em não pressionar ou massagear a região das aplicações algumas horas após a sessão. Evite deitar por quatro horas ou a exposição direta ao Sol. No dia da aplicação da toxina botulínica, também recomenda-se evitar a prática de atividades físicas.

É importante reforçar que os efeitos da toxina botulínica não são permanentes, tendo o tempo de duração média entre quatro a seis meses, dependendo de cada organismo. Após esse período o paciente poderá realizar novas aplicações caso deseje se beneficiar novamente dos resultados, com um efeito de manutenção.

Como sempre indicamos, especialmente em tratamentos tão populares como a aplicação de Botox® na face, é indispensável buscar um profissional credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com boas referências e desconfiar de ambientes sem a estrutura adequada, preços abaixo da média, promessas de resultado mirabolantes e fora da realidade.

 

Dr. Cássio Amancio

Cirurgião Plástico

CRM 74381

Plástica Queimadura SMCC