A quinta edição do World Union of Wound Healing Societies foi um grande sucesso, realizada de 25 a 29 de Setembro em Florença, na Itália, este evento reuniu cerca de 6 mil profissionais de variadas áreas da saúde, notadamente, cirurgiões plásticos, ortopedistas, cirurgiões vasculares e enfermeiros do mundo inteiro!
O congresso mundial ocorre de quatro em quatro anos, em diferentes cidades do mundo desde o ano 2000 e, além da apresentação de estudos científicos, também é uma oportunidade de exposição de novas tecnologias e dispositivos da área médica, em especial os avanços científicos no tratamento e cicatrização de feridas.
O evento, que já foi sediado anteriormente em cidades como Melbourne, Paris, Toronto e Yokohama nessa edição de 2016 foi realizado no centro de Florença, na Itália, um local escolhido pela rápida conexão com os principais polos do mundo e com estrutura adequada para receber profissionais de saúde de todo o mundo nesses quatro dias de congresso.
Durante a realização do World Union of Wound Healing Societies 2016 , tive a oportunidade de apresentar um trabalho científico e compartilhar um pouco da minha experiência no tratamento de feridas. Além disso, participei de diversas plenárias e assisti a palestras dos colegas médicos de maior expressão nesta área, como o Prof. Christopher E. Attinger, cirurgião plástico do Med Star Georgetown University Medical Center ( Washington /DC ), que introduziu a terapia de pressão negativa no tratamento de feridas complexas.
Com o lema de ‘Uma Visão. Uma Missão’, além da programação da apresentação dos casos, o World Union of Wound Healing Societies 2016 também apresentou os equipamentos médicos e produtos farmacêuticos inovadores e de alta tecnologia , além de cursos adicionais que ofereciam para os participantes do congresso uma oportunidade única de atualização quanto às técnicas mais avançadas nesta área médica.
Como resultado final do World Union of Wound Healing Societies 2016 em Florença ,
foram produzidos alguns documentos e consensos que irão nortear as melhores condutas médicas no tratamento e cicatrização de feridas, como por exemplo :
1) Role of dressings in pressure ulcer prevention ( Consensus Documents );
2) Closed surgical incision management ( Consensus Documents );
3) Management of Biofilm ( Position Documents ) ;
4) Local Management of diabetics foot ulcers ( Position Documents );
5) Understanding Hidradenitis supurativa ( Position Documents ) ;
6) Advances in Wound Care : The Triangle of Wound Assessment ( Position Documents );
7) Inovations in hard to heal wounds ( Clinical Report );
Não deixe de ler os originais e compartilhar este artigo com os seus colegas de trabalho que se interessam e tratam de cicatrização de feridas , certamente você poderá fazer a diferença . Para mais informações sobre estes documentos, acesse: http://www.wuwhs2016.com/documents
Com apresentações em diferentes seções, que abordaram os vários aspectos da cicatrização, até condutas mais específicas como o tratamento de queimaduras e outras feridas complexas, como ulceras no pé de pacientes diabéticos, o World Union of Wound Healing Societies 2016 ofereceu uma interação com diferentes grupos e profissionais formadores de opinião e de reputação internacional, com o debate de novas idéias, mas sempre pautado pelo mais alto nível de evidência médica e grau de recomendação possíveis.
Dr. Cássio Amancio
Cirurgião Plástico
CRM 74381