Lipoabdominoplastia

Um abdômen mais definido e com menos gordura localizada é o desejo de muitos pacientes, em especial as mulheres. É por isso que para pacientes com gordura localizada e excesso de pele abdominal, a lipoabdominoplastia pode ser uma indicação, com a associação dos benefícios da lipoaspiração e da abdominoplastia.

Tire as principais dúvidas sobre a lipoabdominoplastia:

Na lipoabdominoplastia ocorre a associação de duas técnicas: com a diminuição da gordura localizada pela lipoaspiração e do excesso de pele e flacidez pela abdominoplastia, o que resulta em um resultado mais harmonioso, melhorando o contorno corporal .

Dessa forma, o procedimento é normalmente recomendado para pacientes que apresentam gordura localizada no abdômen, com flacidez e excesso de pele associados. Costumeiramente, são mulheres entre 40 a 50 anos que pela perda expressiva de peso, após as gestações ou mesmo com o envelhecimento natural, apresentam a pele mais flácida na região do abdômen, o que pode afetar diretamente a autoestima e confiança de muitos pacientes.

Apesar do mito de que após a lipoabdominoplastia os pacientes não voltam a engordar, é necessário reforçar a importância da paciente seguir com uma rotina equilibrada de alimentação e atividades físicas para manutenção dos bons resultados, além disso, o corpo continuará sob efeito da passagem do tempo, com as eventuais alterações naturais no contorno corporal. A paciente deve discutir com o cirurgião a possibilidade de futuras gestações, já que recomenda-se realizar a lipoabdominoplastia depois definido o planejamento familiar, uma vez que a gravidez provoca uma distensão da pele e do músculo que podem afetar o resultado obtido.

Uma outra questão, é explicar para a paciente que o seu abdômen não ficará “plano” ou “negativo” como algumas revistas leigas apontam como o “ resultado ideal e desejado”! O motivo é muito simples, a maioria dos seres humanos não apresentam o abdômen “plano, nem negativo”, uma vez que existem músculos e vísceras (intestino e estomago) que fazem um relevo natural nesta região. Inclusive algumas pacientes também apresentam uma maior distensão destas vísceras ou um posicionamento mais alto do estomago, o que limita o resultado da cirurgia.

Em tempo, é fundamental o entendimento que pessoas diferentes terão resultados diferentes para um mesmo procedimento, por exemplo, existem pacientes que apresentam um biotipo brevilíneo (estatura tende a ser mais baixa, tecido adiposo mais espesso no abdomên com musculatura bem desenvolvida, membros superiores levemente mais curtos do que o tórax), nestes pacientes a lipoabdominoplastia terá um resultado mais limitado e a paciente manterá algum grau de projeção do abdômen no pós operatório.

Como é realizada a lipoabdominoplastia?

O procedimento cirúrgico costuma levar em torno de quatro horas (dependo da complexidade de cada caso), com anestesia peridural ou geral e internação de 24 horas, no mínimo. Na cirurgia, será realizada a lipoaspiração, para suavização da gordura localizada e depois a abdominoplastia, com a retirada do excesso de pele da região abaixo do umbigo, com um corte abaixo da linha da cintura, acima da área pubiana.

Uma preocupação frequente das pacientes, a cicatriz da lipoabdominoplastia costuma ficar escondida pela roupa íntima, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão de acordo com a necessidade de cada paciente. Como sempre explicamos, a cicatriz dependerá da técnica operatória, do tipo de pele da paciente e dos cuidados da paciente no pós operatório. Geralmente, ocorre o clareamento gradual da cicatriz, entre seis meses a um ano, até o resultado definitivo.

Ainda em relação a cicatriz, algumas vezes, ainda que o cirurgião tenha utilizado de boa técnica operatória, o aspecto final da cicatriz acaba não agradando ao paciente. Desta forma, é sempre bom lembrar que não há como se prever o aspecto final de qualquer cicatriz, seja decorrente de uma cirurgia plástica ou de outras causas, como traumas, queimaduras ou cirurgias de outras especialidade médicas. Naturalmente, o seu cirurgião plástico irá acompanhar a evolução da cicatriz e poderá propor diferentes condutas de acordo com a necessidade vigente e até uma revisão de cicatriz (habitualmente após seis meses de cirurgia) se necessário for.

Apesar da crença de um pós-operatório dolorido e difícil, a paciente normalmente retoma a maioria das suas atividades cotidianas em um mês, naturalmente com algumas limitações, sempre seguindo as indicações e recomendações do cirurgião. É normal que nos primeiros dias a paciente utilize um dreno para facilitar a sua recuperação, evitando o acúmulo de líquidos e secreções. No primeiro mês é importante evitar esforços e manter cuidados com a postura para não forçar a região operada. O uso da cinta cirúrgica também é indicado no primeiro mês de recuperação e os resultados serão visíveis, em média, após três meses de recuperação, com um melhor contorno abdominal.

Como toda cirurgia, a lipoabdominoplastia pode apresentar riscos à saúde, sendo recomendado sempre discutir todas as dúvidas no pré-operatório com seu cirurgião. Por isso, como sempre reforçamos, é indispensável contar com um cirurgião plástico com boa referência, que esclareça suas dúvidas , que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e registrado como especialista no Conselho Federal de Medicina.

Dr. Cássio Amancio

Cirurgião Plástico

CRM 74381

Plástica Queimadura SMCC