Para que você entenda o Lipofilling, é necessário, primeiramente, saber que se trata de um procedimento cirúrgico complementar a lipoaspiração. Conhecido também como o aumento de determinada área do corpo por meio do enxerto de gordura, o Lipofilling consiste na aspiração, tratamento, e centrifugação de gordura corporal para aplicação em uma parte diferente do corpo . O enxerto da gordura é feito em várias camadas, envolvendo o subcutâneo, as mamas e , as vezes ,o músculo, para que seja maior a sua chance de integração. Em casos selecionados ,esta técnica pode servir como alternativa aos implantes de proteses mamarias ou glúteas , desde que considerada uma intervenção adequada para a paciente de acordo com seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer um Lipofilling, e vamos explicar o por que:
Quem pode fazer o Lipofilling?
Como o Lipofilling consiste na retirada de gordura de uma parte do corpo para ser enxertada em outra, como os glúteos ou mamas, não se trata de um procedimento indicado para todos os tipos de mulheres. A princípio, a mulher que deseja realizar um Lipofilling deve, também, ser uma candidata apta para a lipoaspiração.
O Lipofilling nas mamas, por exemplo, oferece resultados melhores para seios menores e sem flacidez. Mamas mais flácidas são melhor tratadas com a retirada de pele e , muitas vezes ,com o procedimento de implante mamário. Pacientes muito magras também são candidatas improváveis para um procedimento de Lipofilling, já que serve como um complemento para a lipoaspiração. O mesmo vale para pacientes que desejam realizar o Lipofilling nos glúteos.
Uma vez que o médico considere a paciente apta para realizar um Lipofilling, cabe a ela considerar as diferenças de resultado entre este procedimento e a de um implante convencional e, junto com o médico ,escolher a melhor opção para o seu caso.
O Lipofilling é indicado para mulheres que desejam um aumento pequeno ou moderado das mamas ou glúteos.Além disso , o Lipofilling também pode ser útil na reposição dos volumes da face que foram perdidos em função do processo natural de envelhecimento, neste caso , como uma complementação de um Face Lifting .Uma outra indicação do Lipofilling é como cirurgia complementar de uma reconstrução mamaria após a mastectomia , neste caso o enxerto de gordura permite uma melhor remodelação e contorno da mama operada , suavizando as áreas que ficaram mais planas e ou retraídas. Pacientes que tem receio de realizar o aumento das mamas ou glúteos por meio de implantes podem encontrar no Lipofilling uma boa alternativa, assim como aquelas que desejam “camuflar” a presença de próteses mamárias .
Como são os resultados do Lipofilling?
O resultado do Lipofilling é diferente do implante de mamas ou nos glúteos em vários quesitos. O resultado do Lipofilling é natural ao tato, a sensação é semelhante à da própria mama .
É importante entender que sempre ocorrerá a reabsorção de parte da gordura enxertada pelo organismo. Na região que recebe a gordura ocorrerá a formação de novos vasos que devem conectar o tecido da região às novas células de gordura presentes. No entanto, parte da gordura enxertada não passará por este processo e será reabsorvida pelo corpo. Este processo costuma durar de 3 a 6 meses, ao fim dos quais, o volume encontrado na região enxertada já deve ser permanente. Estima-se que cerca de 40% a 60% do material enxertado torne-se permanente na região após esse período. Por isso, vale lembrar que existe a possibilidade de se fazer necessário um segundo procedimento para se tentar atingir o volume desejado pela paciente.
Quais são os cuidados antes e depois de um Lipofilling?
Além dos exames pré-operatórios solicitados pelo médico, que incluirão também os exames relativos à lipoaspiração, a paciente não deve ingerir aspirina ou outros anticoagulantes , e interromper o fumo anteriormente à cirurgia de Lipofilling. O banho pré operatório com solução anti-séptica é interessante como uma prevenção a mais contra infecções. O procedimento requer jejum total de 12 h antes da internação.
Após a cirurgia, evitar qualquer tipo de esforço nas primeiras semanas. Recomenda-se o uso de malhas ou sutiãs elásticos ( de suave compressão) que ajudam a reduzir o inchaço, oferecer sustentação e firmar a pele no pós-operatório. Evitar exposição direta ao sol por um periodo mínimo de 3 meses e evitar dirigir nas primeiras duas semanas após a operação.
Em caso de dor ou desconforto, analgésicos serão receitados . A drenagem linfática , após o tempo recomendado de recuperação, pode ajudar na remoção de líquidos acumulados na região operada, trazendo mais conforto e facilitando a acomodação da pele . No entanto, é fundamental que seja feita por um fisioterapeuta experiente e qualificado que trabalhe de forma integrada com a equipe de cirurgia plástica em busca dos melhores resultados para paciente.
Em tempo , é fundamental que a paciente tenha uma expectativa realística em relação ao resultado do Lipofilling , compreenda e aceite que na maioria dos casos serão necessários mais de um procedimento cirúrgico para se obter um melhor volume e contorno das áreas tratadas.
Dr. Cássio Amancio
Cirurgião Plástico
CRM 74381