Para quem deseja a suavização de rugas e o aumento do volume e contorno facial, o preenchimento com ácido hialurônico atualmente pode ser uma recomendação para uma aparência ainda mais jovial.
Quais os benefícios do tratamento facial com o preenchimento de ácido hialurônico?
Como o nome indica, o preenchimento funciona como a ocupação do espaço onde houve perda de volume ou formação de rugas estáticas, como o famoso ‘bigode chinês’. Assim, entre os benefícios do tratamento facial com o preenchimento de ácido hialurônico temos a suavização de rugas e “marcas”, além da maior hidratação da pele. O ácido hialurônico também pode ser utilizado para conferir mais volume aos lábios e as “maçãs do rosto”.
Assim, apesar de normalmente associados como sinônimos nas conversas informais, é necessário esclarecer que o preenchimento com ácido hialurônico e a aplicação da toxina botulínica (o “Botox”) têm objetivos diferentes. Enquanto o preenchimento é utilizado para restaurar o volume de marcas e contornos faciais, o “Botox” é aplicado em rugas de movimento, como na testa e ao redor dos olhos.
Há uma idade mínima para realizar o preenchimento com ácido hialurônico?
Com o passar dos anos é natural que a pele perca parte de sua elasticidade e firmeza, com o aparecimento gradual dos “vincos”, “marcas” e rugas. Por isso, o procedimento é mais associado com pacientes, homens e mulheres, acima dos 40 anos. No entanto não há uma idade mínima para realizar o preenchimento, com pacientes mais jovens, ao redor dos 30 anos, que já procuram o método para aumentar os lábios .
Como é realizado o preenchimento com ácido hialurônico?
O procedimento é efetuado em consultórios e clínicas, com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. O tempo de duração do procedimento é em torno de 20 a 40 minutos. Como existem diversas formas de aplicações, desde a derme e até o tecido subcutâneo, a sensibilidade varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente causa pouco desconforto.
Após o preenchimento, recomenda-se evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores. Depois desse período o paciente está liberado para realizar limpeza suave, aplicar proteção solar e maquiagens normalmente. Apesar de não impossibilitar a retomada das atividades domésticas e de trabalho, indica-se evitar atividades físicas intensas nas 24 horas após o procedimento.
Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico surgem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado. O resultado do preenchimento não é permanente, sendo visível por um período de 12 a 18 meses, com a reabsorção gradual do organismo. Por ser análogo a um componente natural da derme humana, o ácido hialurônico raras vezes condiciona a algum efeito adverso, podendo ocorrer equimoses e inchaços momentâneos. Apesar de raras, podem ocorrer outras intercorrências relacionadas ao procedimento, como reações alérgicas e infecções, por isso é fundamental que o profissional que executa o tratamento esteja apto a reconhecer e tratar estas intercorrências.
Quando se procura um procedimento estético, como o preenchimento facial, é importante procurar profissionais com referência prévia. O bom profissional deve explicar os limites do tratamento e somente executar a aplicação se houver um alinhamento de expectativas. Como sempre reforçamos, é necessário desconfiar de preços abaixo do mercado e promessas de resultados milagrosos. Como indicamos, procure sempre um médico que seja credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tenha seu título de especialista registrado pelo Conselho Federal de Medicina.
Dr. Cássio Amancio
Cirurgião Plástico
CRM 74381