Abdominoplastia: Tire as principais dúvidas sobre o procedimento cirúrgico!  

O excesso de pele, flacidez e gordura localizada no abdômen podem afetar a autoestima e confiança de muitas pessoas, que desejam um contorno corporal mais definido e natural. Nesses casos, a abdominoplastia ou cirurgia plástica do abdômen, pode ser uma recomendação, sempre com a avaliação de cada caso e paciente.

Para quem a abdominoplastia pode ser uma recomendação?

Especialmente para pessoas que tiveram uma expressiva oscilação de peso, como depois da gestação, é comum que a pele do abdômen apresente uma aparência mais flácida com gordura localizada, mesmo que o paciente já tenha recuperado o peso desejado e mantenha uma rotina de alimentação equilibrada com atividades físicas.  Nesses casos, a abdominoplastia poderá ser indicada.

Homens também podem fazer?

Homens também podem procurar os benefícios da abdominoplastia, naturalmente, para autorizar o procedimento, do ponto de vista jurídico, devem ter pelo menos 18 anos de idade. A distribuição de gordura corporal entre homens e mulheres costuma ser diferente, afetando regiões distintas, sendo indispensável a avaliação individual para cada caso antes da determinação da melhor técnica.

Pretendo engravidar após a abdominoplastia, posso recorrer à técnica?

Sim ,mas não é o recomendado, uma vez que com a gravidez os músculos e a pele do abdômen vão se afastar novamente. Durante as consultas prévias esteja preparada para discutir com o seu cirurgião sobre os objetivos com a cirurgia e também sobre o planejamento familiar, para conseguir alinhar da melhor maneira as expectativas e possibilidades. Aproveite esse momento para tirar as dúvidas e seja sincera quanto suas metas.

Abdominoplastia é igual a lipoaspiração?

Os procedimentos cirúrgicos têm objetivos e recomendações diferentes, apesar de muitas vezes serem utilizado como sinônimos em conversas informais e leigas. Enquanto na abdominoplastia é retirado o excesso de pele e flacidez da região, na lipoaspiração apenas a gordura localizada é retirada com o uso de cânulas. Os procedimentos, inclusive, podem ser associados (sempre com recomendação do seu cirurgião) para um resultado final ainda mais harmônico e próximo do desejado pelo paciente, mas não são iguais.

Como é realizada a abdominoplastia?

Com anestesia geral ou peridural associada a sedação, na maioria dos casos. Em relação a duração do procedimento, geralmente entre três e quatro horas. Durante a cirurgia é retirado o excesso de pele e gordura da região, podendo ser classificada em mini-abdominoplastia, abdominoplastia convencional, lipoabdominoplastia, entre outras técnicas. A escolha da técnica se dá pelo tamanho da área tratada e análise individual de cada caso.

A abdominoplastia tem uma recuperação difícil?

Após a alta hospitalar é necessário seguir as indicações do cirurgião, com um período de repouso e o uso de cinta elástica (de suave compressão)  para suporte e proteção da região operada. Normalmente a dor é moderada e inchaço local, sendo indicado contar com o auxílio de um acompanhante nesse período de recuperação. As atividades cotidianas, como o trabalho e exercícios físicos, serão gradualmente liberadas pelo cirurgião com a evolução da recuperação individual de cada paciente.

Como é a cicatriz da abdominoplastia?

Uma preocupação frequente entre os pacientes, normalmente a cicatriz da abdominoplastia fica na porção mais baixa do abdômen, rente à região pubiana, para ser disfarçada com o uso de roupa íntima ou de banho. Como sempre indicamos, a cicatrização dependerá em grande parte dos cuidados pós operatórios e da pele do próprio paciente, sendo que com o tempo, na maior parte dos casos, a cicatriz ficará menos evidente e mais natural.

Em tempo, devemos explicar que existe um tipo de cicatriz que se chama queloide, esta cicatriz é mais alta, irregular e do ponto de vista estético, insatisfatória. Algumas pacientes podem evoluir com cicatriz do tipo queloide ou até uma cicatriz hipertrófica (larga , plana e irregular), desta forma não há como se dar garantias sobre o aspecto final de qualquer cicatriz , seja secundária a uma cirurgia plástica , seja devido a uma outra cirurgia ou ferimento , assim é fundamental que a paciente faça um seguimento com o seu cirurgião e ao longo do processo, de acordo com a necessidade individual poderão ser propostas algumas condutas para melhorar o aspecto da cicatriz (incluindo a revisão ou retoque da mesma).

Os resultados são permanentes?

Normalmente após seis meses o paciente já tem uma noção mais clara do resultado final, que será observado após 12 meses da cirurgia. É importante reforçar que a cirurgia não impedirá futuras variações ocasionadas pelo ganho de peso, hábitos de vida, postura da paciente ou mesmo os efeitos do envelhecimento natural da região. Dessa forma, apesar dos resultados serem duradouros, é importante a manutenção da dieta, corrigir a postura se necessário e os hábitos saudáveis.

Como sempre indicamos, é indispensável buscar um profissional credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com boas referências e desconfiar de ambientes sem a estrutura adequada, preços abaixo da média e promessas de resultados.

 

Dr. Cássio Amancio

Cirurgião Plástico

CRM 74381

Plástica Queimadura SMCC