Lifting Facial – saiba mais sobre o procedimento cirúrgico para rejuvenescimento da face!

Um semblante mais jovial e descansado é o desejo de grande parte das pessoas, especialmente com o aparecimento dos sinais de envelhecimento ao longo dos anos. Hoje, com os avanços das técnicas de cirurgia plástica, o lifting facial pode ser uma indicação cirúrgica para reconquistar um semblante mais suave e rejuvenescido.

Quando o lifting facial é uma indicação?

Com o passar dos anos e a ação natural do envelhecimento, é normal que a pele e a estrutura do rosto apresentem sinais de mudança, como as rugas, perda de volume, vincos bem marcados, papada e a pele mais flácida, sem o antigo vigor. Para esses casos, o lifting facial pode ser uma indicação cirúrgica para suavizar esses efeitos do envelhecimento na região do rosto (ou na face, como é conhecido no meio médico), pálpebras e também do pescoço.

Normalmente o procedimento é indicado para pacientes mais maduros, acima dos 50 anos, de ambos os sexos, já que para os mais jovens, normalmente, procedimentos menos invasivos como o botox e o preenchimento apresentam bons resultados, apesar de temporários. A avaliação, entretanto, deverá ser realizada para cada caso pelo médico responsável, já que outros fatores além da idade podem acelerar o processo de envelhecimento, como a exposição solar sem proteção, comorbidades, herança genética, até mesmo alguns hábitos e estilo de vida.

É importante orientar, especialmente para quem tem o receio de modificar a fisionomia, que diferente de décadas passadas, atualmente o lifting facial conta com técnicas avançadas que favorecem um resultado final mais natural, sem uma modificação radical das características faciais do paciente, mas com a valorização de uma aparência mais ‘descansada’. A ideia de resultados artificiais, com a perda da expressão facial ou modificação da estrutura do rosto, atualmente, não é mais coerente com os avanços da técnica, que valoriza o respeito aos traços naturais e étnicos de cada paciente.

Como é realizado o lifting facial?

Há diferentes opções de lifting facial, com a combinação de diferentes procedimentos. Cada caso e necessidade deverá ser avaliada pelo médico responsável, que indicará os resultados possíveis e as técnicas adequadas. No processo mais tradicional, uma pequena quantidade de pele excedente é removida cirurgicamente nas extremidades do rosto, com o reposicionamento da pele remanescente e dos tecidos mais profundos, recuperando a volumetria da face e promovendo a suavização de rugas e vincos. Dependendo de cada caso, outros procedimentos podem ser necessários, como uma incisão no pescoço, por exemplo. Normalmente utiliza-se a anestesia geral, com a internação de 12 a 24 horas dependendo do caso. Entre três a quatro semanas após a cirurgia o resultado já será perceptível, e mais definitivo entre quatro a seis meses após o procedimento.

Felizmente , apesar de ser um procedimento complexo, ele apresenta uma baixa incidência de complicações, porém ,como em todas as cirurgias,é indispensável seguir as orientações médicas tanto no pré quanto no pós-operatórios para os melhores resultados. Em tempo, os pacientes devem considerar os riscos deste procedimento, ainda que o médico tenha uma ótima capacitação técnica, esta cirurgia pode implicar em algumas complicações sérias, como por exemplo: hematomas, cicatrizes hipertróficas, perda de sensibilidade e, menos frequentemente, infecções e paralisia facial periférica, levando a uma assimetria de movimento entre os lados da face.

Como é o pós-operatório do lifting facial?

É normal que nas primeiras semanas a área operada apresente inchaço, irritação, manchas e hipersensibilidade que irão diminuir com o avanço do processo de cicatrização. Dessa forma, é indicado que o paciente se preserve no pós-operatório por três a quatro semanas, até que vá gradualmente retomando as atividades cotidianas de casa e do trabalho, sempre com a orientação médica e com a avaliação da evolução de cada caso. Normalmente, após 21 dias, os pacientes já estão aptos para retomarem a maioria das suas atividades, ainda com algumas restrições.

Preocupação frequente dos pacientes, as cicatrizes do lifting facial não costumam ficar aparentes, uma vez que as incisões são realizadas em áreas limites do rosto e com o passar do tempo tendem a ficar pouco perceptíveis. O resultado final, porém, dependerá em parte do grau de envelhecimento pré operatório, das características de cicatrização do paciente, do tipo de cirurgia realizado e do compromisso do paciente em seguir as indicações médicas no pós-operatório.

É importante esclarecer que os efeitos do lifting facial, apesar de duradouros, não serão permanentes, uma vez que o processo natural de envelhecimento seguirá, com a suavização periódica dos seus efeitos. Para a manutenção dos resultados, é necessário manter a proteção contra o Sol, evitar flutuações de peso e adotar um estilo de vida mais saudável possível.

Procedimentos que prometem rejuvenescer a aparência em décadas devem ser avaliados com suspeita, já que as técnicas atuais de lifting facial promovem um resultado cada vez mais natural, muitas vezes sem que outras pessoas sequer percebam que o paciente realizou uma cirurgia recentemente. Por isso, contar com a orientação médica de um profissional experiente é importante para tirar suas dúvidas e discutir os resultados possíveis em cada caso. Ao escolher um cirurgião plástico, é indispensável procurar um profissional com referência e conhecimento na área, com a sua especialidade devidamente reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica .

Dr. Cássio Amancio

Cirurgião Plástico

CRM 74381

Plástica Queimadura SMCC