Preenchimentos Faciais: entenda como funciona e os benefícios desse tratamento!

Como outras áreas da saúde, a cirurgia plástica está em constante avanço e novos produtos e tratamentos se popularizaram nas últimas décadas. Com resultados cada vez mais naturais e em muito menos tempo que os tratamentos antigos exigiam, atualmente os preenchimentos faciais com o ácido hialurônico estão entre as intervenções estéticas que mais geram curiosidade e interesse para quem deseja suavizar os efeitos do tempo e conquistar uma aparência mais jovial.

Preenchimentos Faciais: Agilidade e segurança

Com o passar dos anos é normal que algumas áreas do rosto percam volume e ocorra o aparecimento das rugas. Apesar de fazerem parte do ritmo natural do envelhecimento da pele, essas marcas podem causar um semblante abatido ou mesmo aborrecido para a fisionomia e mexer com a auto-estima das pessoas. Para esses casos, atualmente, um dos procedimentos estéticos mais seguros e com resultados praticamente instantâneos são os preenchimentos faciais com o ácido hialurônico . Entre os principais usos dessa técnica minimamente invasiva, está a suavização de rugas faciais, aumento no volume dos lábios, tratamento de “olheiras” , suavização de pequenas retrações cicatriciais e os ajustes no contorno e volume da face.

Diferente do que muitos pensam, esse tipo de procedimento não tem relação direta com a toxina botulínica (o ‘botox’), já que o ácido hialurônico é análogo a uma sustância que já é produzida pelo organismo ( os “glicosaminoglicanos”) e tem a capacidade de reter água, o que aumenta o volume e hidratação da região em que é aplicada, além de estimular a produção de colágeno. Por essas propriedades, o preenchimento com o ácido hialurônico ,atualmente é um dos procedimentos mais seguros no campo estético, já que é uma substância bio-compatível e gradualmente vai sendo absorvido pelo organismo com o passar dos meses.

Entre as vantagens que tornam o preenchimento facial com o ácido hialurônico tão popular ,está a agilidade na aplicação e recuperação do paciente: normalmente o cirurgião plástico realiza a aplicação do produto nas áreas indicadas e entre 30 a 40 minutos o paciente estará liberado para retomar a rotina, inclusive ao trabalho. Além disso , algumas apresentações deste tipo de preenchimento já vem associadas com a lidocaína ,que é um anestésico potente , desta forma os pacientes costumam relatar pouco desconforto durante a sua aplicação. A recuperação também é rápida, com indicações para evitar atividades físicas no dia da aplicação ou exposição direta ao Sol. Dependendo do tipo de pele e do procedimento realizado, alguns pacientes podem relatar edema ( ou inchaço) e vermelhidão nas regiões em que o preenchimento foi realizado, mas esses sinais tendem a sumir em poucos dias.

Outra dúvida freqüente é sobre a idade ideal para realizar o preenchimento facial com ácido hialurônico. Apesar de normalmente ser realizado em pessoas acima dos 30 anos, não há restrição para a idade dos pacientes e mesmo os mais jovens podem se interessar em aumentar o volume dos lábios, melhorando o seu delineamento ou diminuir pequenas marcas nas áreas do rosto . Além disso, o preenchimento facial é utilizado para suavizar a profundidade do sulco nasolabial (conhecido como “ bigode chinês”) e do sulco lacrimal ( as chamadas “olheiras”), repondo o volume perdido com os anos e , em muitos casos , ajudar na conquista de uma aparência mais jovial e atraente.

Preenchimento Facial X Toxina Botulínica

Muitas vezes vemos em sites e revistas de celebridades , matérias que associam o preenchimento facial com a toxina botulínica (o famoso ‘botox’), um erro comum e que pode confundir ainda mais os pacientes. Apesar do processo ser até parecido, com a aplicação do material realizada através de seringas em áreas do rosto, os efeitos, os componentes utilizados e até os objetivos dos tratamentos são distintos e não devem ser utilizados como sinônimos.

A toxina botulínica tem o efeito de ‘paralisar’ temporariamente os músculos onde aplicada, sendo utilizada em especial nas áreas da testa e ao lado dos olhos, áreas em que a movimentação dos músculos pode causar marcas de expressão. O preenchimento facial com ácido hialurônico, por sua vez, não atua na movimentação dos músculos, sendo responsável pela reposição e, em casos selecionados, pelo aumento do volume em sulcos naturais e nos lábios . Dessa maneira, da próxima vez que lermos comentários que divulgam que a ‘celebridade aplicou botox para aumentar os lábios’, devemos compreender que, na verdade, trata-se de um preenchimento facial.

Quem pode usar e quanto tempo dura?

A duração do preenchimento facial com ácido hialurônico varia de paciente para paciente e do local em que o produto é aplicado, em média de 9 a 18 meses. Após esse período, o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo e, se desejado, é possível reaplicar o produto para manutenção dos resultados. São poucas as restrições para esse procedimento, por exemplo, ele é contra-indicado para mulheres gestantes ou que estejam amamentando e em pacientes com doenças auto-imunes .

Para aqueles que ainda têm receio de ficar com uma aparência artificial ou com proporções muito diferentes do habitual, como muitos dos exemplos divulgados pela mídia, é importante esclarecer que o preenchimento facial com o ácido hialurônico tem o objetivo de deixar a aparência com um aspecto mais ‘descansado’ e rejuvenescido, suavizando as marcas que costumam deixar a fisionomia abatida precocemente. Em muitos casos, é possível obter um efeito quase imperceptível, valorizando o desejo do paciente de repor o volume facial que fora perdido com os anos.

Para fazer uma avaliação da sua necessidade , entretanto, é indispensável contar com a orientação de um médico dermatologista ou cirurgião plástico, que poderá analisar caso a caso e indicar o melhor tratamento ou procedimento. Apesar da popularidade do preenchimento na atualidade, para os melhores resultados devemos buscar indicações de equipes e clínicas conceituadas, não aceitando que o procedimento seja realizado por outros profissionais que não sejam médicos ou não tenham a sua especialidade médica devidamente registrada no Conselho Regional de Medicina e reconhecida por suas respectivas sociedades de classe.

Dr. Cássio Amancio

Cirurgião Plástico

CRM 74381

Plástica Queimadura SMCC